A Pesquisa De Mercado Na Era Digital

A pesquisa de mercado sempre foi uma ferramenta importante no mundo dos negócios. Ela é, digamos, os ”olhos e ouvidos” de qualquer departamento de marketing e pode ser usada desde o lançamento de um produto até a inauguração de um estabelecimento.

A pesquisa de mercado permite você recolher dados sobre as preferências e necessidades dos seus clientes para usá-los mais tarde no aprimoramento de um produto ou serviço.

A pesquisa de mercado online é sinônimo de:

  1. Rapidez e privacidade. No passado, as pesquisas de mercado eram impressas em papel e conduzidas pessoalmente por um entrevistador treinado. Hoje em dia é possível conduzir as mesmas entrevistas usando as ferramentas disponíveis no mundo digital – celulares, tablets e internet – o que facilita muito a vida dos seus entrevistados. Eles decidem como e quando responder a pesquisa! Além disso, a ausência de um entrevistador faz com que o entrevistado sinta-se mais a vontade para responder as perguntas com franqueza.

 

  1. Análise rápida resultados. Com os questionários tradicionais, a análise de dados era feita manualmente – o pesquisador coletava as respostas e introduzia uma a uma num computador. Este processo levava horas! A era digital não só mudou o conceito como as pesquisas de mercado podem ser conduzidas, mas também como os resultados obtidos podem ser analisados. O entrevistado responde as perguntas, envia o questionário e os dados são automaticamente coletados pelo sistema. O entrevistador, por sua vez, pode fazer o uso de gráficos e barras para mostrar os resultados obtidos. Sites modernos como o survey.com.br não só coleta e analisa as respostas, mas também apresenta os resultados finais de maneira rápida e instantânea. O pesquisador precisa apenas ter em mente os seus objetivos para confirmar ou rejeitar as suas hipóteses.
  1. O uso de questionários online permite a transferência automática de dados entre sistemas diferentes, permitindo assim que o entrevistado use a plataforma da sua preferência para responder as perguntas do questionário.
  1. A internet transformou-se numa plataforma indispensável para compartilhar, distribuir e promover qualquer tipo de negócio. Com a presença das mídias sociais isso ficou ainda mais fácil – o conteúdo torna-se disponível em qualquer lugar e a qualquer hora. E isso vale para as pesquisas de mercado! Os clientes podem responder os questionários online através de email, sites de empresas, portais online de grande porte, fórums, redes sociais e muito mais. Obviamente que esta diversidade é uma moeda de dois lados. O lado “reverso” da moeda implica a existência de um mar de informações que muda o tempo todo e de forma dinâmica e, por isso, os meios “não-oficiais” para a obtenção de feedback, algumas vezes, podem revelar um quadro bem diferente daqueles ditos “oficiais”. Por isso, especialistas em marketing precisam estar constantemente alertas para acompanhar o ritmo dos seus clientes.

 

Confira você mesmo como é fácil e rápido realizar pesquisas de mercado através do uso de tecnologias digitais. Crie o seu próprio questionário no www.survey.com.br e aprimore os seus negócios sem perder mais tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *