Como Incluir Uma Introdução No Seu Questionário

Saber fazer uma boa introdução no questionário é tão importante quanto criar as perguntas. Sabe por quê? Porque alguns respondentes simplesmente deixam de responder a pesquisa quando não são informados quanto ao seu objetivo ou sobre como o questionário deve ser preenchido. Por isso, é recomendável que o questionário seja iniciado com uma introdução.

A introdução do questionário nada mais é que uma descrição breve contendo as seguintes informações:

  • O objetivo da pesquisa.
  • O autor da pesquisa. Lembre-se que informações para contato devem ser adicionadas para que os respondentes possam entrar em contato em caso de dúvidas.
  • A importância da participação de cada respondente. Se você resolver premiar os seus respondentes, não esqueça de avisá-los sobre isso. Aliás, prêmios sempre servem como um fator motivacional para que as pessoas participem da pesquisa.
  • Garantia de confidencialidade. Ao incluir perguntas de gênero pessoal, lembre-se de garantir aos seus respondentes que os dados coletados serão mantidos em sigilo. Caso contrário, muitos respondentes poderão desistir de participar da pesquisa.
  • Tempo para o preenchimento. Dê uma estimativa do tempo que o respondente deverá gastar para responder o questionário.

 

Vejamos um exemplo de introdução:

Obrigado por participar da pesquisa do Restaurante X! A sua opinião é extremamente importante e nos ajudará a melhorar a qualidade dos nossos serviços.

O preenchimento do questionário dura cerca de 10 minutos e as informações fornecidas serão mantidas no anonimato. Após a conclusão do questionário, você receberá automaticamente um e-mail contendo um cupom com desconto de 50% para um jantar a dois no nosso restaurante.

Se você tiver dúvidas ou problemas para prencher o questionário, entre em contato conosco por telefone ou email.

Tel: 0888888888

Email: xxx@restaurante.com

Tal descrição pode ser colocada no início do questionário. Porém, caso você digitar uma introdução longa e detalhada, reserve uma página do questionário só para isso.

Lembre-se também que, se a pesquisa for específica e exigir que os respondentes tenham algum tipo de qualificação, você deverá mencionar isso na introdução.

Siga as nossas dicas e experimente a ferramenta de pesquisa de questionários online do Survey.com.br!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *