10 Dicas Úteis Sobre Como Criar O Seu Questionário Online

  1. Defina quem é a sua audiência: quem deve responder o seu questionário? Esteja atento na hora de escolher os respondentes do seu questionário – afinal, as respostas recebidas poderão influenciar as futuras decisões no seu negócio.

 

  1. Defina o objetivo da sua pesquisa: na hora de criar o questionário, é preciso ter em mente um objetivo definido sobre o que deve ser pesquisado. Discuta com um colega as suas idéias (mesmo que o seu colega não entenda muito sobre pesquisas feitas com questionários online!). Assim, você terá certeza que os seus objetivos são claros e especificos o suficiente. Considere também se os resultados obtidos serão úteis para a sua pesquisa.
  1. Utilize perguntas de múltipla-escolha: algumas vezes, os respondentes deixam de responder as perguntas pelo simples fato de não saber respondê-las. Isso ocorre com frequência em perguntas discursivas. Por essa razão utilize também perguntas de múltipla-escolha com respostas já definidas (isso ajuda você a obter resultados exatos). O com.br possui, por exemplo, uma biblioteca com perguntas e respostas pré-definidas que facilitam na hora de criar e responder o questionário.
  1. Deixe perguntas de caráter pessoal para o final do questionário: muitas pessoas não se sentem à vontade para responder perguntas relacionadas com idade, sexo, salário, etc. Peça tais informações no final do questionário, pois a probabilidade de ter o questionário respondido é maior – se alguém já respondeu praticamente todo o questionário por que não responderia as também as últimas perguntas?
  1. Evite questionários longos demais: crie um questionário curto e claro. Nem todo mundo tem tempo para responder uma porção de perguntas! Ademais, questionários longos muitas vezes possuem respostas incertas.
  1. Defina termos e abreviações: todas as perguntas devem estar claras para os respondentes. Quaisquer termos ou abreviações específicas, que talvez não sejam do conhecimento do público geral, devem ser explicados. Desta forma, você evita interpretações ambíguas das perguntas. Em todo o caso, se possível, evite o uso de termos ou abreviações peculiares demais para os seus respondentes.
  1. Faça a pergunta certa: Aprenda sobre os tipos de perguntas que podem ser usadas em um questionário online (são inúmeras as opções!). A escolha da pergunta certa tem influência direta nas análises dos dados e na qualidade da informação obtida.
  1. Verifique o questionário antes de sair distribuindo-o! Peça para alguém verificar o questionário que você pretende distribuir. Por exemplo, peça para um amigo verificar se existem ou não perguntas vagas ou palavras e termos desconhecidos. As perguntas devem ser fáceis de serem respondidas.
  1. Teste o questionário: Nem sempre uma pergunta que faz sentido para você fará sentido para os seus respondentes. Envie o questionário para alguns poucos respondentes antes de distribuí-lo para todos aqueles que você pretende entrevistar. Assim, você tem a chance de verificar a possibilidade de receber respostas ambíguas.
  2. Apresentação: defina a homepage do seu questionário. Fale algo sobre você e sobre os objetivos da pesquisa. Além do mais, não esqueça de fornecer informações para contato e garanta a confidencialidade das respostas dadas.

Que tal criar o seu questionário com a Survey.com.br? É rápido e sem complicações!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *