Como Não Errar Na Hora De Criar O Questionário!

Ao criar um questionário, você precisa prestar atenção tanto na formulação quanto na formatação das perguntas. Por quê? Porque ambas irão influenciar os resultados obtidos. Por exemplo, se você optar por usar perguntas de escala de classificação ou comparação, a quantidade de respostas positivas e negativas deverá ser balanceada. Desta forma, os respondentes têm a chance de fazer uma análise subjetiva e sem parcialidade.

Ademais, considere como os dados de perguntas com respostas abertas serão úteis para você. Como as informações obtidas serão analisadas? Lembre-se: perguntas com respostas abertas permitem que os respondentes dêem informações mais detalhadas que, por outro lado, são difíceis de serem analizadas.

Por exemplo, digamos que ao fazer uma pesquisa de mercado sobre um novo produto, você pergunte:

”Que tipo de produto você gostaria que fosse lançado no mercado?”

Aqui, os respondentes poderão dar as mais variadas respostas e será difícil recolher dados exatos que ajudem na hora de lançar um novo produto no mercado. Neste caso, é melhor reformular a pergunta, transformando-a em uma pergunta de múltipla-escolha:

”Qual dos seguintes produtos você gostaria de ver disponível no mercado?”

Opção A: Produto Y

Opção B: Produto X

Desta maneira, é fácil determinar qual dos produtos tem maior chance de vendas se lançado no mercado.

Na hora de formatar as respostas para as suas perguntas, esteja atento para as opções dadas. Devemos ou não incluir a opção ”Neutro” entre as opções disponíveis? Para isso não existe uma regra – depende só dos seus objetivos e dos dados que você pretende obter com a pesquisa.

”E se todos os respondentes disserem ‘NEUTRO?” Se você busca por respostas específicas, é melhor não incluir a opção ”Neutro” entre as possibilidades de resposta!

Resumindo, existem algumas regras básicas que você não pode esquecer na hora de criar o seu questionário:

  1. É mais fácil obter dados com perguntas de múltipla escolha. Inclua uma caixa de comentário, caso você desejar obter informações detalhadas.
  2. Perguntas de múltipla escolha são respondidas rapidamente (consequentemente, o número de questionários respondidos é maior). Além disso, você pode tirar conclusões mais precisas no final.
  3. Perguntas abertas levam um tempo maior para serem respondidas e analisadas, mas, sem dúvida, elas proporcionam informações muito mais detalhadas.
  4. Não use perguntas de escala de classificação longas demais. Uma escala ”de 1 a 5” é o suficiente. Já escalas ”de 1 a 10” deixam geralmente os respondentes na dúvida na hora de decidir o equivalente exato para o número 7.
  5. Por outro lado, perguntas de escala de classificação com intervalos muito curtos como ”de 1 a 3” também não são aconselháveis. Os respondentes ficam confusos e as respostas não são muito precisas.

Se ainda assim você está com dúvida sobre como criar as suas perguntas, você pode utilizar os modelos prontos de questionário do Survey.com.br. Visite o nosso site e comprove você mesmo que nunca foi tão fácil realizar pesquisas com questionários online.

 

 

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