Os Primeiros Passos Na Criação Do Seu Questionário Online

Escolher as perguntas certas para o seu questionário é tão importante quanto planejar o seu ‘look’. Mas, afinal, como criar um questionário que ajude os seus entrevistados a darem respostas mais precisas? Vejamos as dicas a seguir:

  1. Que tipo de informação você quer obter com o seu questionário?

Todos sabemos que existem informações necessárias e desnecessárias. A informação necessária é aquela que é essencial para a tomada de decisão. Já a informação desnecessária, como o próprio nome já diz, não tem muita aplicabilidade. Digamos que o dono de um restaurante deseje implementar o serviço de entrega à domicílio, mas antes gostaria de saber o que os seus clientes pensam disso. Ao aplicar um questionário, o objetivo do dono do restaurante deve ser a coleta de informações que irão ajudá-lo a decidir sobre se deve ou não implementar o novo serviço. As perguntas precisam estar focadas no objetivo que o entrevistador tem em mente. Se, ao invés disso, ele fizer perguntas para conhecer a opinião dos clientes sobre os serviços oferecidos por outros restaurantes, ele pode correr o risco de não conseguir reunir as informações necessárias para implementar o novo serviço com sucesso.

  1. Quem terá acesso à informação obtida?

É importante levar isso em conta na hora de escolher os tipos de perguntas a serem incluídas no questionário. Por exemplo, digamos que o gerente de RH decida realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários. Se o objetivo do gerente for fornecer feedback para o gerente de marketing, o questionário pode ser elaborado de modo menos formal e estruturado. Por outro lado, se a pesquisa for parte de um relatório a ser apresentado à diretoria, a formalidade é um fator que não pode ficar de fora.

  1. Quem são os seus entrevistados?

No exemplo da pesquisa de satisfação dos funcionários, onde o objetivo é fornecer feedback para o gerente, os entrevistados são subordinados do gerente de RH. Mas, no caso de um relatório a ser enviado para a diretoria, os entrevistados são todos os funcionários da empresa, incluindo os gerentes.

  1. Como o questionário deve ser distribuído? Como atingir o maior número de respondentes de uma só vez?

Isso depende basicamente de quem é o seu público alvo. Vejamos novamente o exemplo anterior: a melhor maneira de distribuir a pesquisa entre os funcionários seria através de um canal de comunicação em comum como o email. Já no caso de pesquisas relacionadas ao feedback de website, a melhor opção seria usar uma combinação entre email, para os usuários registrados, e um questionário integrado ao site para todos os outros visitantes.

  1. Quanto tempo você precisa para coletar e analisar os resultados obtidos dos seus entrevistados?

Esta é uma questão que não pode ser deixada de lado, pois só assim você será capaz de determinar a extensão e complexidade da pesquisa.

  1. O entrevistado pergunta: ”Afinal, o que eu tenho a ganhar se eu responder o seu questionário?”

É preciso deixar claro para os seus entrevistados como eles estarão colaborando com a pesquisa e, até mesmo, o que eles tem a ganhar ao responder as perguntas. Por exemplo, numa pesquisa sobre a satisfação de funcionários, os entrevistados têm a oportunidade de falar sobre os problemas que envolvem o ambiente de trabalho. Nesse caso, eles podem esperar uma solução para tais problemas. Já no caso do proprietário do restaurante, os entrevistados irão opinar sobre o desejo ou não da implementação de um serviço de entrega à domicílio. Para garantir a motivação dos entrevistados na participação de uma pesquisa, diga a eles como os mesmos irão contribuir para os resultados.

Agora você já pode criar o seu próprio questionário ou usar um dos nossos modelos http://survey.com.br

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