Como podemos “ouvir” a opinião dos clientes?

Jeffrey Gitomer – especialista em marketing e autor de alguns dos melhores guias na área de compra e venda – uma vez disse: “A satisfação do cliente é inútil, mas a sua fidelidade não tem preço”. Isto é verdade, porém, a satisfação e a fidelidade são dois fatores interligados – o cliente não pode ser […]

Pesquisa de mercado online é sinônimo de rapidez, flexibilidade e economia!

Os questionários online são muito eficazes, bastante utilizados para fins de marketing e, além disso, possuem vantagens incomparáveis. Veja: Economia de tempo e dinheiro, pois não exige a presença de um entrevistador e, além disso, não é necessário esperar até que todos os questionários respondidos sejam enviados para se ter uma idéia dos dados obtidos; […]

10 Dicas Úteis Sobre Como Criar O Seu Questionário Online

Defina quem é a sua audiência: quem deve responder o seu questionário? Esteja atento na hora de escolher os respondentes do seu questionário – afinal, as respostas recebidas poderão influenciar as futuras decisões no seu negócio.   Defina o objetivo da sua pesquisa: na hora de criar o questionário, é preciso ter em mente um […]

A Parcialidade Do Entrevistador Pode Afetar Os Resultados Obtidos Com O Questionário!

Você sabia que pesquisas feitas com questionários são objetos de estudo de especialistas? E que eles buscam identificar a fórmula perfeita para a obtenção de dados sem divergências? Porque são exatamente as divergências que avariam os resultados de uma pesquisa. Elas ocorrem não só quando você cria perguntas de modo incorreto, mas também quando um […]

Como Incluir Uma Introdução No Seu Questionário

Saber fazer uma boa introdução no questionário é tão importante quanto criar as perguntas. Sabe por quê? Porque alguns respondentes simplesmente deixam de responder a pesquisa quando não são informados quanto ao seu objetivo ou sobre como o questionário deve ser preenchido. Por isso, é recomendável que o questionário seja iniciado com uma introdução. A […]

Como Criar Perguntas Para O Seu Questionário

Antes de criar as perguntas para o seu questionário, estabeleça um objetivo para a sua pesquisa e o modo como os dados obtidos serão utilizados. Depois disso, é hora de criar as perguntas. Nós temos 10 dicas que poderão ajudar você nesta tarefa. Confira: Não faça perguntas que exijam respostas óbvias. Por exemplo: ”Como a […]

Como Não Errar Na Hora De Criar O Questionário!

Ao criar um questionário, você precisa prestar atenção tanto na formulação quanto na formatação das perguntas. Por quê? Porque ambas irão influenciar os resultados obtidos. Por exemplo, se você optar por usar perguntas de escala de classificação ou comparação, a quantidade de respostas positivas e negativas deverá ser balanceada. Desta forma, os respondentes têm a […]

A Pesquisa De Mercado Na Era Digital

A pesquisa de mercado sempre foi uma ferramenta importante no mundo dos negócios. Ela é, digamos, os ”olhos e ouvidos” de qualquer departamento de marketing e pode ser usada desde o lançamento de um produto até a inauguração de um estabelecimento. A pesquisa de mercado permite você recolher dados sobre as preferências e necessidades dos […]

Os Primeiros Passos Na Criação Do Seu Questionário Online

Escolher as perguntas certas para o seu questionário é tão importante quanto planejar o seu ‘look’. Mas, afinal, como criar um questionário que ajude os seus entrevistados a darem respostas mais precisas? Vejamos as dicas a seguir: Que tipo de informação você quer obter com o seu questionário? Todos sabemos que existem informações necessárias e […]

Aumente O Número De Questionários Respondidos

Nem sempre as pesquisas de questionário que você envia são respondidas por todos os seus entrevistados. Algumas vezes, existem razões pessoais por trás disso. Na maioria das vezes, no entanto, a falta de respostas tem a ver simplesmente com o modo como o questionário foi elaborado. Abaixo seguem-se dicas que o ajudarão a reduzir o […]