7 maneiras de usar os questionários online como ferramentas de marketing de sucesso

O sucesso dos negócios de uma empresa dependem exclusivamente da satisfação dos seus clientes. Por isso, as empresas precisam conhecer a opinião dos seus consumidores e saber se eles estão satisfeitos ou se gostariam de adquirir um produto ou serviço novo. Com a tecnologia moderna da internet, você pode realizar pesquisas de mercado e, com isso, conferir as expectativas dos seus clientes. Além disso, você pode utilizar a pesquisa na criação de melhores políticas e estratégias de marketing. Mas, lembre-se: marketing não é sinônimo de “relações públicas” e não limita-se à propaganda. Marketing incorpora tudo aquilo que está relacionado ao desenvolvimento do mercado para um determinado produto ou serviço. Ou seja, através dele você pode verificar os hábitos de consumo, o número de clientes potenciais, a competitividade, e até mesmo desenvolver novos produtos de necessidades de consumo.

Como usar os questionários online para aprimorar a área de marketing da sua empresa?

1)   Conheça quem são os seus clientes: todo comerciante acha que conhece os seus clientes. Mas será mesmo? Digamos que uma empresa venda shampoo anti-caspas para homens na faixa dos 40 anos. Como ter certeza de que estes são realmente os seus consumidores e não adolescentes de 18 anos? Conhecer a resposta para tal pergunta pode criar um enorme impacto na definiçao de estratégias para o desenvolvimento de novos produtos.

Com os questionários online, você pode conhecer os seus clientes, e, desta maneira, “detectar” novas ferramentas para a expansão do seu mercado. Na verdade, qualquer tipo de pesquisa pode fornecer informações úteis para uma empresa – sejam elas feitas pelo telefone, por entrevistadores em lojas ou online. A vantagem das pesquisas feitas online, porém, é a rapidez com que os dados são obtidos. As respostas podem ser conferidas de imediato e permitem você conhecer quem são os seus clientes “em primeira mão”. Além disso, você economiza dinheiro, já que você não precisa de entrevistadores!

2)   Confira a opinião dos seus clientes sobre o seu produto: Através dos questionários online, você pode descobrir hoje mesmo o que os consumidores acham sobre o seu produto. Com os resultados obtidos você pode estudar detalhes e tendências importantes do mercado e tomar medidas sobre o que precisa ser feito para aprimorar as vendas.

3)   Conheça o que vem à mente do seu consumidor quando ele vê o logotipo da sua empresa: diretores e gerentes, ocupados com suas tarefas diárias, muitas vezes esquecem de conferir como anda a reputação da empresa e o que as pessoas pensam quando ouvem o nome da empresa. Você sabia que grandes empresas têm departamentos específicos que se ocupam somente com essa questão? Eles buscam saber o que o consumidor pensa ao ver o logotipo ou o próprio produto da empresa. Por exemplo, quando uma pessoa vê caminhões vermelhos com luzes de natal, ela muito provavelmente pensa em um refrigerante famoso…

O software do Survey.com.br é projetado de tal forma que você pode utilizar imagens no seu questionário. Por exemplo, se você deseja descobrir se os seus consumidores associam a embalagem dos seus produtos com o produto em si, mostre a eles vários tipos de embalagens e peça-lhes para identificar aquela “mais adequada”.

4)   Faça uma análise da competitividade: os consumidores, guiados pelo seu desejo inerente de obter o melhor produto ou serviço pelo melhor preço, conhecem rapidamente quem é o fornecedor mais barato e trocam de marca sem pensar muito no assunto. Quem já está no mercado há mais tempo pode ser pego de surpresa quando um novo concorrente aparece. Por isso, é importante verificar como anda a competitividade no mercado. No Survey.com.br. você tem a chance de criar o seu questionário usando gráficos, logotipos e imagens do seu produto.

5)   Teste os seus conceitos: Com os questionário online, o seu departamento de marketing pode testar novas idéias e conceitos, explorando, assim, as reações dos consumidores sobre um novo produto ou marca – antes de o mesmo ser introduzido no mercado! Com isso, você pode identificar problemas ou defeitos no produto e aprimorá-lo de modo que satisfaça as necessidades dos seus futuros consumidores.

Dica: ao criar um questionário, coloque uma foto ou um gráfico com a nova idéia ou logotipo e analize as reações das pessoas sobre o mesmo.

6)   Confira quais são as épocas do ano de maior demanda: Com os questionários online, você pode conferir se durante as férias e datas festivas a demanda aumenta, ou ainda, em qual época do ano as pessoas começam a cortar seus gastos. Com isso, fica mais fácil estabelecer um preço final justo e adequado para o seu produto.

7)   Verifique o efeito das suas campanhas publicitárias: toda empresa adora um aumento nas vendas, mas, muitas vezes, as razões por trás do seu sucesso não estão claras. Por exemplo, digamos que uma loja registre um crescimento excepcionalmente alto nas vendas de TVs na época do natal. Tal crescimento é devido ao natal ou a uma campanha publicitária feita pela empresa recentemente? Os questionários online ajudam você a entender o impacto da sua campanha publicitária – seja ela um sucesso ou um fracasso (afinal de contas, os fracassos também nos ensinam e dão a oportunidade de tentar novamente!).

Resumindo: com os questionários do Survey.com.br, você pode não só descobrir o que o seu consumidor pensa sobre o produto ou marca da sua empresa, mas também estudar a concorrência e o impacto das campanhas publicitárias nas vendas.

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