Começando pelo começo: prós e contras de perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas

 Os usuários da internet estão acostumados a ”escanear” as palavras ao invés de lê-las. Por isso, ao responder um questionário online, eles podem responder a várias perguntas em questão de minutos! Escolher o tipo certo de pergunta para o seu questionário é fundamental para a obtenção de resultados corretos e satisfatórios. Vejamos, então, os dois tipos de perguntas usados na construção de questionários:

Perguntas de múltipla escolha

Neste caso, a pergunta possue uma lista de respostas possíveis já definidas. Na maioria das vezes, o entrevistado deve escolher apenas uma resposta:

O que você acha sobre o produto X?

  • (a) ótimo
  • (b) bom
  • (c) ruim
  • (d) péssimo

Outras vezes, porém, o entrevistado pode optar por todas as respostas que considera adequadas:

Onde você ouviu falar do produto X?

  • (a) internet
  • (b) televisão
  • (c) rádio
  • (d) através de um amigo

Em alguns casos, as perguntas de múltipla escolha são apresentadas sob forma de uma escala de classificação (geralmente usadas quando deseja-se ”medir” a opinião do entrevistado).

Perguntas abertas

Aqui os entrevistados devem responder à pergunta em um campo em branco. Com isso, é possível obter informações adicionais ou inesperadas. Em geral, este tipo de pergunta é usado quando o entrevistador busca por respostas autênticas que evitem a distorção de informação causada, muitas vezes, por respostas predefinidas.

Vantagens e desvantagens das perguntas de múltipla escolha

Prós: exigem pouco tempo para serem respondidas e os dados recolhidos são processados ​​com facilidade.

Contras: existe a possibilidade de receber respostas incompletas e enganosas. Neste tipo de pergunta o entrevistado não tem a possibilidade de dar uma resposta pessoal. É como se alguém perguntasse:”você quer espaguete ou pizza para o jantar?” ao invés de “o que você quer jantar?”. Além disso, as ”sugestões” dadas pelo entrevistador podem irritar os entrevistados.

Exemplo de pergunta de mútipla escolha:

Na sua opinião, qual é o maior problema enfrentado pelos programadores da WEB no aperfeiçoamento de softwares?

  • Navegação
  • Pesquisa
  • Proteção de dados pessoais
  • Download lento
  • Spam
  • Infração de direitos
  • Excesso de informação

As perguntas de múltipla escolha podem aparecer como no exemplo acima – com botões clicáveis – ou ainda, de outras formas: com quadrados de marcação (chamados de caixas de seleção), escalas ou menus. No Survey.com.br, você encontra perguntas prontas para serem usadas. Com apenas um clique no mouse, você cria o seu questionário de modo intuitivo e instantâneo.

É importante lembrar que o autor do questionário deve ter um bom entendimento sobre o objeto de investigação e fornecer todas as opções possíveis de respostas. Caso contrário, os entrevistados são ”forçados” a dar uma resposta que, talvez, não corresponda as suas opiniões verdadeiras. Consequentemente, os dados recolhidos poderão ser limitados ou até mesmo incorretos.

Por exemplo, se você perguntar: “Como você vai para o trabalho?” e oferecer as seguintes opções de resposta: “carro”, “ônibus”, “a pé”, você poderá privar os entrevistados que vão para o trabalho de bicicleta ou de carona com um colega de responder à pergunta corretamente. Neste caso, liste todas as repostas possíveis ou simplesmente pergunte: “Como você vai para o trabalho?” e deixe um espaço em branco para que o entrevistado dê a sua resposta.

Vantagens e desvantagens das perguntas abertas

Prós: permite que o entrevistado expresse a sua opinião sem restrições; o pesquisador não tem como prever os dados com antecedência.

Contras: demoram para serem respondidas; pode acumular informações desnecessárias; exigem um maior esforço na hora de conferir os resultados.

Exemplos de perguntas abertas:

  • O que você acha do produto X?
  • Por que você parou de praticar esportes?
  • Na sua opinião, qual é o maior problema enfrentado enfrentado pelos programadores da WEB no aperfeiçoamento de softwares?

Muitas vezes as perguntas abertas começam com “Como” ou “Por que”. Freqüentemente, elas podem começar também com “Qual a sua opinião sobre / O que você acha de…”.

Perguntas “híbridas”

As perguntas híbridas são usadas porque combinam as vantagens tanto das perguntas de múltipla escolha quanto das perguntas abertas. Normalmente, uma pergunta híbrida é apresentada como uma pergunta de múltipla escolha, porém, a última opção de resposta sugerida diz: “Outro – especificar” e oferece um campo livre para o preenchimento da resposta. Sua vantagem é a maior flexibilidade dada ao entrevistado.

Dicas

A melhor versão de um questionário é aquela que usa, de modo equilibrado, tanto as perguntas de múltipla escolha quanto as perguntas abertas. Especialistas na área de estatística recomendam o método do funil invertido, isto é, o questionário deve iniciar com perguntas de múltipla escolha concisas e com respostas o mais curtas possíveis e continuar com perguntas abertas que busquem explorar mais detalhadamente a opinião do entrevistado. Por exemplo:

  • As crianças precisam fazer a lição de casa hoje? Neste caso, há duas respostas possíveis: sim ou não.
  • Quais são as lições que as crianças precisam fazer para a escola? Aqui, as respostas podem ser extensas e variadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *