Tudo o que você precisa saber sobre os questionários de 360 graus

Todos querem saber como um questionário de 360 graus online deve ser projetado.

Bem, vamos lá.

Normalmente, um questionário de 360 ​​graus inclui uma escala pré-definida. Além disso, perguntas referentes ao desempenho (ex.: comunicação, trabalho em equipe, liderança, iniciativa, etc.) podem ser incluídas, bem como uma ou mais perguntas discursivas.O software do survey.com.br permite que você crie um único questionário que pode ser distribuído para diferentes grupos de funcionários. Tal questionário irá mostrar apenas as perguntas relevantes para um entrevistado em particular (ex.: se o entrevistado for um gerente, serão exibidas perguntas sobre a gestão de pessoas, competitividade interna, etc).

O que você precisa levar em consideração ao criar o seu questionário de 360 graus:

  • A resposta do seu entrevistado é confidencial.

É fundamental tomar as medidas adequadas para garantir a confidencialidade dos resultados obtidos nos questionários. As pessoas entrevistadas precisam sentir que podem “falar” livremente. Por isso, é importante citar logo no início do questionário que os dados coletados são confidenciais e serão mantidos no anonimato.

Pense com antecedência:

  1. Como as respostas de perguntas discursivas serão apresentadas na divulgação dos resultados?
  2. Quem terá acesso às informações?
  3. Qual é o número mínimo de participantes necessários para responder a uma determinada pergunta de modo que a mesma seja considerada válida?
  4. Quais resultados serão apresentados aos avaliadores ou enviados para o gerente dos entrevistados?
  • A clareza nas perguntas é sinônimo de sucesso nos resultados obtidos com os questionários.

Uma pesquisa eficaz exige perguntas claras e sem ambiguidade.

  • Os participantes devem ser informados sobre o motivo da aplicação do questionário.

Antes de aplicar um questionário de 360 graus, é fundamental que todas as partes interessadas recebam uma mensagem (de preferência de algum membro da diretoria) informando-as porque o questionário será realizado e como os resultados obtidos serão utilizados pelos gestores. Isso fará com que os participantes respondam às perguntas com mais honestidade.

  • Os dados obtidos devem ser usados de modo ético e profissional.

O objetivo dos questionários de 360 ​​graus deve limitar-se ao desenvolvimento profissional. Os resultados obtidos não devem ser usados de modo algum, para por exemplo, demitir um funcionário.

  • Um auditor interno pode ajudar no processo.

Se um funcionário – convidado a responder um questionário de 360 graus – tiver que “escolher” os seus avaliadores, ele provavelmente irá indicar quem irá avaliá-lo de forma positiva. Para que o processo seja objetivo, a avaliação deverá incluir “amigos” e “inimigos”. As oportunidades que limitam a objetividade devem ser evitadas. Isto pode ser conseguido através da intervenção de um “auditor interno” que conheça a organização, os departamentos, clientes, etc.

  • As perguntas devem ser relevantes para a empresa.

Muitas empresas que oferecem serviços de pesquisa de mercado e avaliação de funcionários possuem o seu próprio software para a realização das pesquisas. No entanto, nem sempre os questionários criados por estes softwares são feitos de acordo com as características de cada empresa. Com as ferramentas do survey.com.br, você pode criar um questionário ‘sob medida’ para a sua empresa.

  • É fundamental ter em mente o objetivo do questionário.

Lembre-se que o principal objetivo de um questionário de 360 graus é melhorar o desempenho da organização e as suas necessidades estratégicas. A falta de foco neste objetivo é uma das principais razões para o fracasso da implementação do questionário. Não saia por aí distribuíndo um questionário de 360 graus só porque ”está na moda” ou porque este tipo de levantamento é feito em multinacionais. Tais questionários devem ser concebidos e implementados com a intenção de aprimorar necessidades estratégicas específicas de negócios. Muitas empresas utilizam questionários de 360 ​​graus para fazer a análise de questões específicas relacionadas à produtividade. Se este for o seu objetivo, leve em consideração as peculiaridades e problemas específicos que você gostaria de explorar deste modo.

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