Primeiros passos: como criar perguntas de múltipla escolha

Basta que o seu entrevistado faça um clique com o mouse para que você saiba o que ele pensa sobre o seu serviço ou produto. Simples assim? Sim! Com os questionários criados na internet, você pergunta, o entrevistado responde e o resultado da pesquisa pode ser conferido em tempo real.

Existem vários tipos de perguntas que podem ser usadas em um questionário. Perguntas de múltipla escolha são umas delas, mas se você não souber como criar as perguntas certas, os dados obtidos com a pesquisa podem ser insatisfatórios.

Vejamos então como criar questões de múltipla escolha!

É preciso conhecer o assunto

O autor do questionário precisa não só conhecer o assunto da pesquisa, mas também prever possíveis respostas. Por quê? Porque se o entrevistado não encontrar nenhuma resposta ‘certa’ dentre as opções dadas, o mesmo não poderá responder com honestidade. Das duas uma: ou ele irá pular a questão ou irá assinalar uma resposta que não corresponde exatamente com a sua opinião. No final, os dados obtidos serão imprecisos e/ou incompletos.

Por exemplo:

“Quais são os principais problemas na internet?”

() spams

() violação de direitos autorais

() grande quantidade de informações imprecisas

Digamos que o entrevistado não considere nenhuma destas opções como problemas, mas sim ”pagamentos online”ou ”proteção de dados pessoais”. Neste caso, ele não tem como expressar a sua opinião.

Quem cria o questionário precisa ter em mente todas as possibilidades de resposta. Se isso for não for possível, é melhor criar uma pergunta com resposta discursiva.

Vantagens das perguntas de múltipla escolha

– Acumulam dados que podem ser facilmente analisados por um computador e, por isso, todos os tipos de correlações podem ser deduzidas facilmente.

– Em pesquisas onde exista um grande número de entrevistados, este tipo de pergunta é a mais indicada, já que a informação acumulada é homogênea e processada sem problemas.

– O tempo necessário para que o entrevistado responda a esse tipo de pergunta é relativamente curto.

Tipos de perguntas de múltipla escolha

No survey.com.br, você encontra três opções de perguntas do tipo ‘MÚLTIPLA ESCOLHA’: respostas múltiplas, somente uma resposta e lista suspensa.

Respostas múltiplas: são pequenos quadrados posicionados à esquerda de cada resposta. Esta interface permite que o entrevistado escolha mais de uma opção dentre as respostas oferecidas. Neste caso, o entrevistador deve indicar, de modo claro, quantas respostas podem ser selecionadas (pode-se usar frases como: ”você pode selecionar no máximo três opções” ou ”você pode selecionar quantas opções desejar”).

Somente uma resposta: são pequenos círculos colocado à esquerda de cada resposta, em que o entrevistados clica para indicar a sua resposta. Este tipo de pergunta é normalmente usado ​​quando espera-se que o entrevistado assinale apenas uma resposta dentre um conjunto predefinido de opções.

Lista suspensa: esta interface é típica do ambiente digital. Ela permite que o usuário selecione uma opção dentre uma lista com várias possibilidades. As listas suspensas são normalmente utilizadas quando existe um número limitado de possibilidades. Um exemplo típico são perguntas referentes à data de nascimento. Como a lista de anos de nascimento pode ser bastante longa, costuma-se usar a lista suspensa neste caso.

Combinações

Com os recursos modernos do survey.com.br é possível combinar todos estes tipos de perguntas em um só questionário. Além disso, você pode inserir imagens e até mesmo um vídeo. O seu questionário ficará muito atrativo e interessante de ser respondido!

Dica: antes de enviar o questionário para todos os seus possíveis entrevistados, faça um teste com apenas alguns participantes – isso irá mostrar se as perguntas são compreensíveis e fáceis de serem respondidas e se existe algo que precisa ser modificado.

Que tal criar o seu primeiro questionário agora?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *