Erros comuns: Perguntas duplas

O que são perguntas duplas? São aquelas que abordam mais de um assunto, mas permitem que o entrevistado dê apenas uma resposta.

Exemplo: Você acha que existe mercado suficiente para este produto e que as vendas serão boas?

() Sim

() Não

() Eu não sei

Como responder esta pergunta? Pode até haver espaço suficiente no mercado para o produto, mas isso não significa que as vendas serão boas. As vendas poderão ser ruins devido ao preço ou porque o fabricante não tem uma reputação…

Vejamos um outro exemplo:

Uma operadora de serviços telefônicos resolve fazer uma pesquisa de mercado e pergunta: “Você está satisfeito com os preços dos nossos serviços de telefonia móvel e com o nosso serviço ao cliente?”. Para responder, o entrevistado encontra uma escala de 5 pontos (muito satisfeito – satisfeito – neutro – insatisfeito – muito insatisfeito).

Digamos, então, que um determinado participante da pesquisa responda ”muito satisfeito”. Na hora da análise dos resultados teremos um problema: como saber se o cliente está satisfeito tanto com os serviços de telefonia quanto com o serviço ao cliente? Talvez ele esteja satisfeito com os preços, mas não esteja satisfeito com o tratamento que recebe quando liga para o call center.

Efeito sobre o questionário

Perguntas duplas são sinônimos de incerteza nos dados obtidos – ou seja, fornecem resultados que não podemos confiar para tirar as conclusões corretas. Uma vez que a pergunta consiste, na verdade, de duas perguntas não temos certeza qual delas foi respondida pelo entrevistado.

Como reconhecer perguntas duplas?

– Em geral, perguntas duplas podem ser facilmente dividida em duas perguntas distintas. Por exemplo: “Você acha que os estudantes deveriam ter mais aulas de história e geografia?” Esta pergunta pode ser dividida assim:

Primeira pergunta: “Você acha que os estudantes deveriam ter mais aulas da história?”

Segunda pergunta:”Você acha que os estudantes deveriam ter mais aulas de geografia?”

– Perguntas duplas podem ser facilmente reconhecidas pela presença da conjunção “e”. No entanto, isso não é um padrão, pois esta conjunção também pode ser usada em perguntas bem definidas.

Exceções (uso no mundo político)

Algumas institutos de pesquisa utilizam deliberadamente perguntas duplas e contam com este “truque” para obter resultados errôneos ou enganosos. Tais situações são normalmente associadas com a divulgação de “reportagens” relacionadas a partidos políticos, figuras políticas e a outros fatores referentes à vida política. As perguntas são discretamente manipuladas pelas partes interessadas, claro!

Cuidado com as respostas duplas!

Exemplo: “O que te motiva a trabalhar?”

(a) Salário alto e benefícios

(b) Tarefas desempenhadas no dia-a-dia e trabalho em equipe

(c) Reconhecimento do meu chefe

(d) Conquista dos meus objetivos

Entre as opções de resposta, as alternativas ‘a’ e ‘b’ são exemplos clássicos de respostas duplas. Digamos que o que motiva o entrevistado seja o trabalho em equipe, mas isso não quer dizer que ele esteja feliz com as tarefas que desempenha no seu trabalho diariamente.

Como evitar perguntas duplas em questionários online

Como via de regra, a pergunta dupla deve ser separada em duas perguntas distintas.

Digamos que a sua pergunta seja a seguinte:

“Você concorda que o estacionamento no centro é um problema e que o município deve fazer algo para resolver este problema?”.

Neste caso, pergunte primeiro: “Você concorda que o estacionamento no centro é um problema?”. Se o entrevistado responder “sim”, a segunda pergunta será mostrada a seguir: “O município deve fazer algo para resolver este problema?”.

A tecnologia da web permite que você “programe” a interface do seu questionário online, de modo que uma pergunta “adicional” seja mostrada após o entrevistado ter respondido a pergunta básica.

No Survey.com.br esta opção pode ser aplicada à pergunta a partir do menu Configurações, onde o autor do questionário encontra a função ”lógica”. Há várias opções possíveis: o entrevistado pode ser encaminhado para uma questão adicional,um site externo, um questionário posterior, etc.

Descubra você mesmo os recursos do Survey.com.br e crie o seu questionário hoje mesmo!

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