Aumente O Número De Questionários Respondidos

Nem sempre as pesquisas de questionário que você envia são respondidas por todos os seus entrevistados. Algumas vezes, existem razões pessoais por trás disso. Na maioria das vezes, no entanto, a falta de respostas tem a ver simplesmente com o modo como o questionário foi elaborado. Abaixo seguem-se dicas que o ajudarão a reduzir o número de questionários não respondidos:

  1. Vá direto ao ponto com as suas perguntas. Questionários longos e com perguntas demasiadamente complexas fazem com que os entrevistados respondam apenas parte da pesquisa ou, até mesmo, decidam não participar dela.
  2. O questionário deve ter uma aparência profissional. Tente manter uma sequência natural de perguntas divididas em temas ou grupos e, se os grupos forem muito diferentes uns dos outros, introduza cada um com uma explicação (ex.: ”As próximas perguntas foram criadas para que possamos analisar a sua opinião em relação ao atendimento prestado por nossos vendedores”).
  3. Dê um prêmio aos seus entrevistados. Por exemplo, se você está fazendo uma pesquisa de satisfação com os clientes que regularmente visitam o seu restaurante, você pode sortear cupons de disconto dentre aqueles que responderem a sua pesquisa.
  4. Certifique-se de que os seus entrevistados são realmente o seu público alvo. Não faz sentido nenhum enviar um questionário de pesquisa de satisfação com o website para pessoas que não estão registradas nele ou que não utilizam ou conhecem o seu serviço. Neste caso, os resultados obtidos poderão ser inválidos.
  5. Garanta o anonimato dos seus entrevistados. Isto é importante caso o questionário possua perguntas de natureza pessoal ou relacionadas à áreas demográficas específicas.
  6. Explique aos seus entrevistados como eles estarão ajudando na pesquisa. Por exemplo: »Esta informação irá nos ajudar a melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo nosso estabelecimento«.
  7. Não exagere em relação à relevância e objetivo da pesquisa. Quanto mais objetivo e realista você for, maiores são as chances de motivar os seus entrevistados a responder o seu questionário.
  8. Seja claro. As instruções sobre como preencher o questionário devem estar claras para os entrevistados.
  9. Ainda assim os questionários retornam sem respostas? Depois de um certo tempo, envie a sua pesquisa novamente para aqueles que ainda não a responderam – talvez eles não tenham recebido ou visto o questionário, ou até mesmo, tenham esquecido de respondê-lo!

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