Como Criar Perguntas Para O Seu Questionário

Antes de criar as perguntas para o seu questionário, estabeleça um objetivo para a sua pesquisa e o modo como os dados obtidos serão utilizados. Depois disso, é hora de criar as perguntas. Nós temos 10 dicas que poderão ajudar você nesta tarefa. Confira:

  1. Não faça perguntas que exijam respostas óbvias. Por exemplo: ”Como a inflação afetará os preços da loja X?”
  2. Evite o uso gírias, jargões ou siglas. Se isso não for possível, lembre-se de incluir uma breve explicação. Por exemplo: Emissões de CO2 (CO2 = gás carbônico).
  3. Não faça várias perguntas em uma única frase.
  4. Formule a sua pergunta de tal maneira que você receba dos respondentes a informação desejada.
  5. As perguntas devem ser CURTAS e CONCISAS e não devem deixar o respondente em dúvidas.
  6. Certifique-se se os respondentes terão o conhecimento e os recursos necessários para responder ao questionário. Se eles precisarem fazer alguma pesquisa antes de responder as suas perguntas, a chance de receber respostas em branco é grande!
  7. Na hora de criar a pergunta, leve em consideração se os respondentes irão sentir-se à vontade para responder perguntas de caráter pessoal. E não esqueça de garantir a confidencialidade dos dados.
  8. Quando utilizar perguntas de mútipla escolha, certifique-se que todas as respostas possíveis estão listadas. Às vezes, incluir apenas um ”sim” e um ”não” não é suficiente; é preciso incluir também um ”não sei/não tenho certeza”. Por exemplo:

Você pretende passar as próximas férias na praia?

( ) sim                 ( ) não                    ( ) não sei

  1. Deixe perguntas relacionadas à informações pessoais para o final. Especialistas já comprovaram que quando tais perguntas são feitas no início, muitas pessoas desistem de responder o questionário.
  2. Não misture perguntas de opinião pessoal com perguntas sobre fatos gerais.

Que tal aproveitar as nossas dicas e criar hoje mesmo o seu questionário com o Survey.com.br?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *