Introdução: o que você precisa levar em consideração antes de criar o seu questionário?

Antes de ‘colocar a mão na massa’ e criar o seu questionário, você precisa considerar os seguintes pontos:

  • Tenha em mente o objetivo do questionário

A base para o sucesso de uma pesquisa começa com a idéia clara sobre quais informações você gostaria de obter dos seus entrevistados. Para isso, você precisa estabelecer ter em mente o objetivo do seu questionário e quais são as suas expectativas em termos de quantidade e qualidade das informações que devem ser obtidas no final.

  • Qual é o meu público-alvo?

O público-alvo é fator chave, pois é o objeto de investigação durante a pesquisa. É importante considerar aqui a idade, a localização geográfica, a ocupação profissional, etc. Em geral, há apenas duas opções possíveis:

 

  1. Realizar o questionário com a participação de todo o grupo (ex.: um levantamento com todos os funcionários de uma empresa).

ou

  1. Realizar o questionário com um grupo específico (ex.:, um levantamento como todos os engenheiros elétricos do país). Neste caso, é desejável ter uma visão clara do grupo, levando em conta a idade, sexo e distribuição geográfica dos entrevistados. O número de entrevistados também é importante. Quanto maior o número de participantes, menor será a possibilidade de erros estatísticos nos resultados (ex.: ao entrevistar 10.000 pessoas, 1000 destas darão uma margem de erro de 3%, 400 destas 5% de erro, e 100 destas mais de 10% de erro.

O tema do questionário deve ser fácil de ser abordado

Considere a dificuldade dos entrevistados em fornecer dados sobre o tema abordado. Se o tema for demasiadamente específico ou tratar de algo delicado ou muito pessoal é melhor procurar outra maneira de obter a informação desejada!

  • Como a informação obtida será analisada?

A tecnologia moderna oferece um poderoso arsenal de ferramentas para análise de dados. Logicamente, a escolha é uma questão de conveniência e tem a ver com os recursos disponíveis associados ao processamento e manuseamento da informação.

  • Como o questionário será distribuído?

Quando se trata de questionários online, a resposta parece óbvia (‘online claro!’), mas é preciso considerar a melhor forma de atingir o seu público-alvo.

Por exemplo, um questionário com link é ideal para quem quer obter respostas anônimas. Já enviar o questionário por e-mail é uma boa opção quando se trata de um determinado grupo de entrevistados (ex.: funcionários de uma empresa, clientes que compram um determinado produto, etc). Questionários publicados no site são ideais para atingir um público unido por interesses comuns – por exemplo, o assunto abordado pelo site em si.

Você pode também compartilhá-lo no Facebook ou em outra rede social para obter a opinião de certas comunidades (ex.: fã-clube de uma marca ou produto, círculo de amigos, etc).

  • O que o entrevistado tem a ganhar ao responder o questionário?

Esta é uma questão que não deve ser subestimada! Inclua uma breve explicação sobre a importância da participação dos seus entrevistados no próprio questionário ou no e-mail que o acompanha. Por exemplo, você pode dizer: “Suas respostas serão usadas para melhorar a qualidade dos serviços em nossas lojas”. Isso seria uma boa desculpa para eles gastarem alguns minutos preenchendo o questionário.

Dependendo dos seus objetivos e recursos, você poderia recompensar os seus entrevistados com pequenos mimos (ex.: ingresso para um show ou evento de massa ou amostras de produtos). Em geral, tais ‘recompensas’ aumentam consideravelmente a taxa de questionários respondidos.

  • Por que a sequência de perguntas é importante?

Ao criar um questionário é essencial considerar se um conjunto de questões não afetará a forma como os entrevistados responderão as próximas perguntas. Quando isso acontece, o resultado final pode aparecer distorcido.

Para evitar este fenômeno, alguns especialistas recomendam iniciar o questionário com um conjunto de perguntas voltadas a opinião pessoal. Porém, perguntas relacionadas com a idade, sexo, local de residência, etc, devem ser colocadas no final do questionário.

Além disso, é sempre bom explicar a natureza e a importância da pesquisa no início do questionário; assim como incluir um ”Muito obrigado” no final do mesmo.

  • Não esqueça: nos dias de hoje, tempo é algo precioso

É bom lembrar que os questionários devem ser curtos, de forma que o entrevistado não leve muito tempo para respondê-lo. Cinco minutos seria o tempo ideal. Supondo-se que um pessoa leve um minuto para responder cerca de 3 a 4 perguntas, em cinco minutos ela pode preencher um questionário com 15 perguntas.

Lembre-se, porém, que perguntas discursivas levam três vezes mais tempo para serem respondidas que perguntas objetivas.

Uma dica: para verificar quanto tempo é preciso para responder o seu questionário, tente respondê-lo você mesmo ou peça para que um amigo o responda. Só depois disso, distribua-o para o seu grupo de entrevistados.

  • Antes de distribuir o seu questionário, teste-o!

Distribua o seu questionário inicialmente apenas para umas poucas pessoas e descubra se existem pontos fracos ou algo que não estaria bem definido para os entrevistados. Assim você vai ficar sabendo se as suas perguntas estão claras o suficiente e se o seu objetivo pode ser alcançado. Tais testes ajuda a evitar possíveis insegurança por parte dos entrevistados, bem como distorções nas respostas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *