Antes de ‘colocar a mão na massa’ e criar o seu questionário, você precisa considerar os seguintes pontos:
- Tenha em mente o objetivo do questionário
A base para o sucesso de uma pesquisa começa com a idéia clara sobre quais informações você gostaria de obter dos seus entrevistados. Para isso, você precisa estabelecer ter em mente o objetivo do seu questionário e quais são as suas expectativas em termos de quantidade e qualidade das informações que devem ser obtidas no final.
- Qual é o meu público-alvo?
O público-alvo é fator chave, pois é o objeto de investigação durante a pesquisa. É importante considerar aqui a idade, a localização geográfica, a ocupação profissional, etc. Em geral, há apenas duas opções possíveis:
- Realizar o questionário com a participação de todo o grupo (ex.: um levantamento com todos os funcionários de uma empresa).
ou
- Realizar o questionário com um grupo específico (ex.:, um levantamento como todos os engenheiros elétricos do país). Neste caso, é desejável ter uma visão clara do grupo, levando em conta a idade, sexo e distribuição geográfica dos entrevistados. O número de entrevistados também é importante. Quanto maior o número de participantes, menor será a possibilidade de erros estatísticos nos resultados (ex.: ao entrevistar 10.000 pessoas, 1000 destas darão uma margem de erro de 3%, 400 destas 5% de erro, e 100 destas mais de 10% de erro.
O tema do questionário deve ser fácil de ser abordado
Considere a dificuldade dos entrevistados em fornecer dados sobre o tema abordado. Se o tema for demasiadamente específico ou tratar de algo delicado ou muito pessoal é melhor procurar outra maneira de obter a informação desejada!
- Como a informação obtida será analisada?
A tecnologia moderna oferece um poderoso arsenal de ferramentas para análise de dados. Logicamente, a escolha é uma questão de conveniência e tem a ver com os recursos disponíveis associados ao processamento e manuseamento da informação.
- Como o questionário será distribuído?
Quando se trata de questionários online, a resposta parece óbvia (‘online claro!’), mas é preciso considerar a melhor forma de atingir o seu público-alvo.
Por exemplo, um questionário com link é ideal para quem quer obter respostas anônimas. Já enviar o questionário por e-mail é uma boa opção quando se trata de um determinado grupo de entrevistados (ex.: funcionários de uma empresa, clientes que compram um determinado produto, etc). Questionários publicados no site são ideais para atingir um público unido por interesses comuns – por exemplo, o assunto abordado pelo site em si.
Você pode também compartilhá-lo no Facebook ou em outra rede social para obter a opinião de certas comunidades (ex.: fã-clube de uma marca ou produto, círculo de amigos, etc).
- O que o entrevistado tem a ganhar ao responder o questionário?
Esta é uma questão que não deve ser subestimada! Inclua uma breve explicação sobre a importância da participação dos seus entrevistados no próprio questionário ou no e-mail que o acompanha. Por exemplo, você pode dizer: “Suas respostas serão usadas para melhorar a qualidade dos serviços em nossas lojas”. Isso seria uma boa desculpa para eles gastarem alguns minutos preenchendo o questionário.
Dependendo dos seus objetivos e recursos, você poderia recompensar os seus entrevistados com pequenos mimos (ex.: ingresso para um show ou evento de massa ou amostras de produtos). Em geral, tais ‘recompensas’ aumentam consideravelmente a taxa de questionários respondidos.
- Por que a sequência de perguntas é importante?
Ao criar um questionário é essencial considerar se um conjunto de questões não afetará a forma como os entrevistados responderão as próximas perguntas. Quando isso acontece, o resultado final pode aparecer distorcido.
Para evitar este fenômeno, alguns especialistas recomendam iniciar o questionário com um conjunto de perguntas voltadas a opinião pessoal. Porém, perguntas relacionadas com a idade, sexo, local de residência, etc, devem ser colocadas no final do questionário.
Além disso, é sempre bom explicar a natureza e a importância da pesquisa no início do questionário; assim como incluir um ”Muito obrigado” no final do mesmo.
- Não esqueça: nos dias de hoje, tempo é algo precioso
É bom lembrar que os questionários devem ser curtos, de forma que o entrevistado não leve muito tempo para respondê-lo. Cinco minutos seria o tempo ideal. Supondo-se que um pessoa leve um minuto para responder cerca de 3 a 4 perguntas, em cinco minutos ela pode preencher um questionário com 15 perguntas.
Lembre-se, porém, que perguntas discursivas levam três vezes mais tempo para serem respondidas que perguntas objetivas.
Uma dica: para verificar quanto tempo é preciso para responder o seu questionário, tente respondê-lo você mesmo ou peça para que um amigo o responda. Só depois disso, distribua-o para o seu grupo de entrevistados.
- Antes de distribuir o seu questionário, teste-o!
Distribua o seu questionário inicialmente apenas para umas poucas pessoas e descubra se existem pontos fracos ou algo que não estaria bem definido para os entrevistados. Assim você vai ficar sabendo se as suas perguntas estão claras o suficiente e se o seu objetivo pode ser alcançado. Tais testes ajuda a evitar possíveis insegurança por parte dos entrevistados, bem como distorções nas respostas.