Com a ajuda dos questionários online, reitores de universidades e diretores de escolas podem conferir como anda a reputação das suas instituições

Muitas pessoas que trabalham na área da educação utlilizam questionários online para testar ou avaliar os alunos. Mas, você sabia que este tipo de questionário pode ser também uma ferramenta eficaz para coletar informações cruciais para o sucesso da gestão escolar ou para o aprimoramento do ensino? Vejamos em detalhes:

Feedback dos pais: diretores de escolas e centros educacionais podem usar os questionários para conferir o nível de satisfação dos pais com relação à educação dos seus filhos. Existe algo que precisa ser mudado? Eles estão satisfeitos com as instalações? Eles gostam dos professores? Existe algum professor cujo comportamento, segundo eles, deixa a desejar? Estes são apenas alguns temas possíveis de serem explorados. O mesmo aplica-se para jardins de infância.

A opinião pública sobre a escola/universidade: em tempos de grande competitividade, é importante que a escola tenha uma boa reputação pública. Mas de que modo os diretores de escolas e reitores universitários podem conferir qual é a imagem das suas instituições de ensino? Quais escolas e universidades são as mais concorridas? Quais fatores influenciam tal notabilidade? Mas isso não é tudo. Às vezes, um incidente banal torna-se público – por exemplo, uma briga entre estudantes – e pode arruinar a imagem da escola. Com o questionário online, você tem como saber se tal incidente pode ou não ter influenciado a opinião pública.

Opiniões obtidas de todos os interessados ​​com o objetivo de tomar medidas específicas: pais, alunos e funcionários de uma escola estão diretamente relacionados com todos os aspectos do ambiente de aprendizagem: mensalidade, segurança na escola, alimentação, esporte, etc. Com os questionários online, cada um destes aspectos pode ser avaliados, principalmente quando busca-se por implementação de mudanças. Neste caso, a opinião de pais, alunos e funcionários é vital. Por exemplo, digamos que a direção da escola está considerando a idéia de introduzir cartões eletrônicos de acesso ao portão da escola. Tal proposta pode ser apresentada aos pais na forma de um questionário, com perguntas como: Você acha que as crianças irão se adaptar a essa nova forma de tecnologia? Temos funcionários suficientes para ajudar as crianças a entender o funcionamento do cartão? Você irá sentir-se menos preocupado com a segurança de seus filhos?

Liderança: dentro de uma instituição de ensino podem existir enormes disparidades entre os departamentos – Enquanto uns possuem ótima reputação e resultados impressionantes, outros recebem reclamações e deixam a desejar no quesito qualidade no ensino. Claro que várias conclusões podem ser tomadas a esse respeito, mas uma conclusão definitiva pode ser tomada apenas através da aplicação de um questionário online.

Avaliação de 360 ​​graus para os professores: o professor é aquele capaz de transformar um tema exaustivo em uma aula interessante e, assim, tornar o conhecimento duradouro e útil para os alunos. Portanto, é importante que a escola conheça os seus professores. O que os alunos pensam sobre as aulas de um determinado professor? Os pais têm preocupações sobre as suas atitudes em relação aos seus filhos? O que os funcionários da escola acham dele como profissional? (Se você quiser saber mais sobre como criar uma avaliação completa de um profissional leia mais sobre os questionártios online de feedback de 360 ​​graus). Não seria um exagero dizer que a presença de bons professores em uma escola é muitas vezes uma razão estimulante para que os alunos permaneçam matriculados na escola.

Tomadas de decisão: Tudo o que foi dito até agora pode ser resumido da seguinte forma: através da rapidez e eficácia dos questionários online, o gestor da instituição de ensino tem a oportunidade de tomar decisões com base nas informações oferecidas por todos aqueles interessados em melhorar o sistema educacional.

Por que o questionário online é a melhor forma de obter as informações que você precisa?

  • – Você economiza tempo: as respostas são recebidas imediatamente após os entrevistados preencherem os questionários;
  • – Você economiza dinheiro: não existe a necessidade de um entrevistador;
  • – Mais honestidade: a comodidade de responder no anonimato faz com que o entrevistado seja mais sincero nas suas respostas;
  • – São rápido e fáceis de serem preenchidos: a flexibilidade destas ferramentas permite o entrevistado pular questões irrelevantes;
  • – Permitem o uso de multimídia e podem ser facilmente analisados ​​por um software adequado.

Por fim, os questionários online podem substituir as longas reuniões de pais, já que estes muitas vezes não tem tempo para estarem presentes. Além disso, os professores precisam dedicar seu tempo na preparação de aulas e correção de provas.

Confira a opinião de pais, professores e alunos com os questionários do suvey.com.br e aprimore a gestão e o sistema educacional da sua instituição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *